terça-feira, 14 de maio de 2013

Farra da Comunidade traz teatro para a juventude com forte carga de crítica social

Fotos: Ana Rabelo/ Acervo Coletivo Palavra
No próximo dia 20 de maio terá início a primeira oficina do projeto Farra da Comunidade, que começa na
cidade de Planaltina DF e ainda circula por São Sebastião, Varjão, Taguatinga e o próprio Plano Piloto. O projeto prevê oficinas de teatro para mais de 50 atores e não-atores que se inscreverem para participar. A oficina tem duração de uma semana (de 20 a 25 de maio) e no dia 26 ocorre o grande espetáculo no Eixão Norte de Brasília, altura da 113 Norte. O espetáculo é marcado pela construção coletiva baseada nas experiências de vida dos atores, trazendo a essência das comunidades locais onde vivem.

Veja o site www.farradacomunidade.com.br e conheça o trabalho ou increva-se gratuitamente.


Teatro a céu aberto no Eixão Cultural de maio a setembro
Oficinas trazem moradores de Taguatinga, São Sebastião, Planaltina e Varjão em apresentações marcadas por crítica social em teatro-dança

O Eixão recebe neste ano vários espetáculos teatrais a céu aberto. Serão as oito apresentações do projeto
Fotos: Ana Rabelo/ Acervo Coletivo Palavra
Farra da Comunidade, construídos por moradores de quatro cidades do DF que participarão das oficinas ministradas pelo diretor Thiago Jorge, com apoio do Coletivo Palavra. A primeira oficina gratuita ocorre em Planaltina, com apresentação no Circuito Eixão Cultural em 26 de maio, num espetáculo de três horas de duração, abordando fortes temáticas extraídas das experiências pessoais dos participantes, atores e não-atores. Dos moradores de Planaltina, São Sebastião, Taguatinga, Varjão e Plano Piloto surge a Farra, que terá apresentações até setembro, aos domingos no Eixão. No próximo dia 20 começa a primeira oficina gratuita, em Planaltina (DF).

As cenas são construídas num fluxo constante de movimento dos atores que realizam uma corrida circular por cerca de três hora e meia de encenação, ora marcada por movimentos de dança, ora movimentos cênicos. De acordo com a trilha sonora realizam as 22 cenas montadas com base nas experiências de vida de cada um, construídas na oficina preparatória. Nesta edição, sob inspiração do teatro-dança da diretora alemã Pina Bauch, falecida em 2009, Thiago Jorge deve alcançar dezenas de atores com muita inspiração. Forte influência do Teatro Físico também marca a preparação dos oito espetáculos, onde a exaustão dos participantes na criação de movimentos e cenas traz a tona a expressão em cena. Proposto pela Articulação de Artes Cênicas do Coletivo Palavra, o projeto é uma releitura do realizado em 2012, quando cerca de 30 jovens de Planaltina participaram da visceral encenação, levada a cabo na Praça do Museu, de Planaltina, durante o Festival Multimídia Palacoletiva 6.

As oficinas 
As oficinas terão duração de cerca de seis dias corridos, sendo que a primeira, de volta a Praça do Museu em Planaltina (DF), terá início no dia 20 de maio finalizando com apresentação no domingo Eixão Cultural dia 26, à partir das 9h, na altura da 113 Norte. As oficinas de São Sebastião e Taguatinga ocorrem em junho e do Varjão em julho. As demais ocorrem com participação dos atores e não-atores das diversas comunidades e do Plano Piloto em Brasília, até setembro. “A dinâmica da Farra da Comunidade revela a personalidade de cada comunidade envolvida, pela participação e vivência dos atores e não-atores envolvidos”, ressaltou o diretor Thiago Jorge.

A direção de arte é de Daiara Figueiroa, produção de Vinicius Borba e no elenco residente atores e bailarinos como Rafael Assumpção, Genice Barego, Laura Tonini e Bruno Estrela. O Circuito Eixão Cultural tem fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal.

Origem
A Farra da Comunidade teve início em 2012, pela iniciativa do articulador de Artes Cênicas do Coletivo Palavra, diretor e preparador de elenco Thiago Jorge, com referência em sua participação noutra montagem de espetáculo, a Farra do Teatro, montada pelo grupo Depósito de Teatro, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, no ano de 2005. Por sua vez, a principal referência da proposta ocorreu ainda nos anos 90, sob direção de Márcio Vianna, no Rio de Janeiro.

Serviço:
Primeira oficina e apresentação Farra da Comunidade
Oficina gratuita: Praça do Museu, Planaltina (DF), de 20 a 25 de maio, das 19 às 22h
Apresentação no Eixão Cultural – altura da 113 Norte– 26 de maio, à partir das 8h30
Público alvo: atores, bailarinos e não-atores
farradacomunidade@gmail.com ou pelo telefone (61) 8551 1075/ 8153 5890

Assessoria e produção
Articulação de Comunicação Coletivo Palavra
Vinicius Borba – (61) 8551 1075/ 8169 8150


segunda-feira, 13 de maio de 2013

X Seminário LGBT do Congresso Nacional aborda “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”


Temos o prazer de lhe convidar para assistir e participar do X Seminário LGBT do Congresso Nacional, terça-feira, dia 14, com o tema “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”. Uma importante oportunidade de discutir uma forma de convivência pacífica entre liberdades e garantias constitucionais, especialmente as que envolvem a liberdade de crença, de não crença, e as questões concernentes à orientação sexual e/ou identidade de gênero dos indivíduos, contando com a presença de representantes de diferentes religiões, da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, da Liga Humanista Secular do Brasil, de ativistas pelos direitos humanos, acadêmicos, juristas e gestores públicos.

Ao término, teremos um pocket show com Rita Benneditto. Compareça ou acompanhe pela internet, no site da Câmara dos Deputados. Não há inscrição prévia. Conheça a programação aqui.

Liberdades abram as asas sobre nós
“A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”

 
O Seminário de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), mais uma vez leva, pioneiramente, ao Congresso Nacional temas contemporâneos que afligem a comunidade não apenas LGBT, mas de grupos historicamente estigmatizados. Em sua 10ª edição, o evento este ano abre espaço para uma discussão sobre religião e diversidades e reunirá representantes das diferentes religiões em vigor no Brasil, lideranças dos movimentos LGBTs e outros grupos difamados, além de acadêmicos que se dediquem ao estudo das religiões e/ou das transformações da democracia para discutir o tema “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”. O lema do evento é “Liberdades, abram as asas sobre nós”.
Recém excomungado da Igreja Católica por criticar algumas posturas conservadoras da Igreja, Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, será um dos palestrantes do evento. Segundo ele, a discussão que o seminário propõe está em sintonia com a ideia de que essas posturas precisam ser revisitadas para que as liberdades individuais sejam respeitadas. “A religião cristã é um caminho de transcendência que não se choca de maneira alguma com a sexualidade. Pelo contrário, para viver o amor cristão é necessário o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual. O Cristo quando conversou com a samaritana estaria hoje próximo de todos que pertencem ao grupo LGBT”, diz.
Segundo o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), autor do requerimento do seminário, abrir esse debate para a sociedade como um todo, mas principalmente aos agentes do setor da religião, é imprescindível nesse momento em que o fundamentalismo vem tolhendo os espaços de discussão dos direitos de minorias: “O seminário será um espaço para debater, dialogar, e aprender com líderes religiosos e especialistas como um direito constitucional – de liberdade de crença – se relaciona com outras garantias constitucionais, partindo da compreensão da própria forma como essas instituições religiosas encaram questões concernentes à orientação sexual e/ou identidade de gênero dos indivíduos. Por sermos uma sociedade formada por diferentes modos de vida, por diferentes religiões, por agnósticos e ateístas, o estado deve assegurar a cada cidadão a liberdade de crença, de não crença, e o direito de livre expressão da sua orientação sexual e/ou da sua identidade de gênero”, diz Wyllys.
Dividido em duas etapas, a programação do seminário acontecerá de manhã, das 9 às 13h, no Plenário 2, com a mesa “ESTADO LAICO NA PRÁTICA E NA TEORIA (Como fica o processo de representação política diante das contradições existentes na Constituição e nas práticas de instituições?)”; e, das 14h às 18h30, no auditório Nereu Ramos, com a mesa “RELIGIÃO E DIVERSIDADES” (Como trabalhar as diferenças culturais para a garantia de um Estado Laico?)”.
O Seminário LGBT do Congresso Nacional este ano é organizado pelas Comissões de Cultura, de Educação e de Legislação Participativa, em parceria com a Frente Mista pela Cidadania LGBT e Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos e será transmitido ao vivo pelo site da Câmara dos Deputados.
 
Serviço:
Décimo Seminário LGBT do Congresso Nacional – “A liberdade de crença em relação às outras liberdades individuais”. Dia 14 de maio de 2013, das 09h às 13h, no Plenário 02, e das 14h às 18h30 no auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Informações: (61) 3215-5646.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dona Gracinha no Got Talent da Record - Chico Rosa de São Sebastião (DF) está lá!

Chiquinho Batera, nosso querido Chico Rosa de São Sebastião chega lá junto com a instrumentista Dona Gracinha. Ela é deficiente visual e física mas toca a sanfona e mantém a alegria do público tocando clássico de Luiz Gonzaga, e recebeu três Sim dos jurados.